sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ensaio sobre o pseudo-cultismo.

Se você tem menos de 28 anos, se recusa a ler best-sellers porque diz que é literatura comercial, ouve Chico Buarque porque as letras dele têm sentido e é sedentário porque passar o dia no computador "trabalhando a inteligência" é super cool, acredite: você é pseudo-cult. Não adianta tomar um porre e dançar o Créu bêbado, pois seu subconsciente saberá que você faz isso pros seus amigos indies rirem e dizerem que você é brinks e no dia seguinte te deixarem um depoimento no orkut pra todo mundo ver, algo como 'o nerd que dança créu na velocidade 7, ueheuheuheuh'. Isso dá status e faz com que todo mundo pague pau pra você.

Não vim aqui para falar mal dos pseuditos, até mesmo porque me considero uma. Cometo crimes dignos de anos de cadeia por pose de intelectual, como discutir a diferença entre Bukowski e Kerouac num show de rock às 2h da matina e paquerar um menino na escola só porque o All Star dele é branco e uma vez o vi com uma camiseta dos Arctic Monkeys.

Quem entende bem do assunto deve estar me xingando loucamente por misturar INDIES e PSEUDO-INTELECTUAIS, porque nem todo pseudo-intelectual é indie, mããss
todo indie é pseudo-intelectual [a maioria, pelo menos]. Então direi o que entendo de cada um desses dois:

pseudo-intelectuais: Existem vestidos e disfarçados de várias maneiras diferentes. Na maioria das vezes, os rapazes usam sandálias de couro, camiseta indiana
[aquelas que tem uns elefantinhos e cousa e tal], bolsa beeem grande à tiracolo [pra caber os livros de poesia], cabelo comprido e barba. As moçoilas usam saiões indianos, as mesmas sandálias de couro e uma faixa no cabelo [curto, é claro]. Estão sempre sem dinheiro e bebendo cachaça ou vinho barato em suas rodinhas de violão, onde só tocam Teatro Mágico e Los Hermanos. Gostam de Almodóvar e outros diretores europeus, Mao e filmes com Selton Mello. São socialistas. Têm como "deuses" Janis Joplin, Beatles, Chico Buarque e Jim Morrisson.

indies: São mais modernos, apesar de terem as mesmas características literárias, cinematográficas e musicais [exceto TM] dos pseudo-intelectuais. Aderem mais ao estilo anos 80, têm uma queda por electro-trash e também curtem bandas moderninhas que misturam música folk com acordeon francês, gaita de foles e efeitos computadorizados. Tanto os meninos quanto as meninas usam All Star branco ou basqueteira da Nike colorida com a língua do tênis pra fora [pra poder colocar a barra da calça colada/torando por dentro do tênis], camisetas de bandas do noroeste da Islândia ou com dizeres engraçados ou camisas com listras verticais e cabelo repicado estilo 'tava bêbado e cortei em casa', algo como o moptop dos Beatles com todas as mechas fora do lugar. São viciados²³²³³³³²³³ em internet e se auto-promovem no orkut, com fotos da metade do rosto [sempre o lado da franja], um álbum só pra fotos de banda, outro só com fotos de filmes e comunidades fazendo piadinhas toscas, tipo "Amy Winheouse sempre me liga" ou "Sou mole, não tô dando legal". E, acreditem: existem indie burros que se dizem indies só porque passam o dia inteiro baixando música e que só tiram a mão do mouse pra colocar no teclado. Se alimentam de Coca-cola, cigarro e café puro, falam tiopês fluente e usam gírias travestis, como por exemplo 'fikdik'ou 'bjomeliga'.

Se você tem medo de se encaixar em algum desses dois estereótipos, não vai adiantar escutar Rihanna, porque é coisa de guêi e indies adoram. Aconselho que escute algo neutro tipo Skank e coloque fotos de biquini [ou sunga, se você for homem] no orkut. Ah, e o mais importante: leia O Caçador de Pipas.






p.s.: Esse post foi escrito ao som de Los Hermanos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um dia ainda vou brincar de indie com você /)

DANIELLE NASSIF disse...

Antes de ler eu já sabia que era seu.
Vide as cores utiliadas etc.
Gostei.


:*

Bruna Tenório disse...

to comm medo.me enciaxieu em algumas caractrteristicas e li o caçador ed pidpas.


e ahgroa, jose?


acho que ess ecoment cpoderai ser apagafo. é fieo postar bebabdo :S
aviesa pra vruna, manuelala ¬

Luiza. disse...

"e paquerar um menino na escola só porque o All Star dele é branco e uma vez o vi com uma camiseta dos Arctic Monkeys."


HAHAHSUAHSUASHAUSHAUSHASUAHSAUHSAUHAHAAHAHAHAHAHAH



a gente se conheceu por causa da comunidade lh, né?

xi!

Ficar no palco do dragão bebendo, fumando e lendo poesia também é indício?

putaquepariu!